Ambiente de teste
Voltar

RESPONSABILIDADE SOCIAL

 

Mais do que ensinar, a Unijorge quer transformar. Por isso, está comprometida com o que há de mais avançado em responsabilidade social. Um pensamento integrado entre parceiros e acionistas que também conversa com nossos princípios.

 

Nosso compromisso começa com as premissas legais que regem a Política de Responsabilidade Social da Unijorge: a Constituição Federal, em especial, as prescrições que delimitam os contornos do estado brasileiro na condição de estado democrático de direito para garantia dos direitos humanos; o inciso III, do Art.3o da Lei no 10861/2004, que institui o Sistema nacional de avaliação da educação superior-SINAES.

 

As práticas de responsabilidade social se desenvolvem na esfera corporativa (Responsabilidade Social Coorporativa – RSC) e universitária (Responsabilidade Social Acadêmica – RSA), orientadas pelos princípios éticos e democráticos reguladores do estado brasileiro, no respeito aos direitos humanos, à diversidade cultural, à acessibilidade plural e às políticas afirmativas.

 

As ações de Responsabilidade Social são projetos e políticas sociais que envolvem cursos, eventos e serviços. E que integram Extensão, Pesquisa e Ensino para promover:

 

  •  Desenvolvimento Social e Econômico;
  •  Cidadania e Direitos Humanos;
  •  Diversidade cultural, Inclusão política e Acessibilidade;
  •  Promoção da Saúde;
  •  Patrimônio, Memória Cultural, Sustentabilidade e Preservação Ambiental.

 

Participe com a UJ. Conheça as atividades. Cadastre-se no Banco de Voluntários. E, se interessar, encaminhe um projeto de Responsabilidade Social.

Ler mais +

Conceito

A Unijorge sabe que tem um papel importante na sociedade. Por isso, age ativamente na solução de problemas das comunidades da região, contribuindo para o desenvolvimento, economia e qualidade de vida. Sempre em busca da inclusão e o respeito à diversidade e ao meio ambiente.

 

As ações tem os seguintes objetivos:

 

  1. sensibilização da comunidade acadêmica para atenção das demandas sociais contemporâneas, considerando princípios éticos e de cidadania, em respeito aos direitos humanos;
  2. articulação entre os setores institucionais, em especial, a graduação, para o desenvolvimento de ações interdisciplinares que alcancem as comunidades em dimensão de complexidade;
  3. respeito à diversidade cultural, valorizando os saberes e os fazeres locais, bens simbólicos, modos de vida e as formas de expressão tradicionais e contemporâneas, para estabelecimento de um clima social coexistente;
  4. assessoria de desenvolvimento para fomento e criação de projetos de empreendedorismo social inovadores, autônomos e sustentáveis;
  5. garantia de espaço institucional permanente para o pertencimento político da comunidade acadêmica, através de núcleos de reflexão e planejamento que busquem a participação colaborativa e voluntária no campo da responsabilidade social;
  6. estabelecimento de parcerias institucionais com organizações da gestão pública, da gestão privada e do terceiro setor para a realização de projetos de desenvolvimento e responsabilidade social.
Ler mais +

Ser mais

Ser Mais é o programa de Valores Humanos e Sociais que integra todas as ações de Responsabilidade Social da Unijorge. Nele, todos os cursos, núcleos e áreas da Unijorge se unem em um esforço conjunto na busca de transformações positivas em indivíduos e sociedades.

 

As ações englobam quatro eixos de responsabilidades:

 

  1. Econômica: ações que estimulem a atividade econômica protagonista e sustentável das comunidades;
  2. Legal: orientações e assessorias com base no legado legislativo brasileiro para desenvolvimento de ações sociais, juridicamente reconhecidos pelo Estado de direito;
  3. Ética: orientações políticas para o desenvolvimento social, compatível com os princípios da responsabilidade coletiva, da solidariedade, do respeito ao outro, do autocuidado e do cuidado com o outro e da preservação da vida;
  4. Discricionárias: correspondem a projetos sociais que relacionam formação e intervenção, desenvolvidos em comunidades, contemplando diversas áreas: saúde, educação, ambiente, produção artístico cultural e empreendedorismo social.

 

Com essas ações, a Unijorge envolveu professores, alunos e colaboradores e já atendeu milhares de pessoas.

 

Conheça agora nossas principais ações:

 

O Projeto Unijorge Transforma
No cenário da Pandemia do COVID19, o Projeto Unijorge Transforma promove apoio à comunidade para enfrentamento dos desafios gerados pelo coronavirus.

 

Ação De Serviço Social da UJ na Pandemia

Um programa que orienta a população, principalmente a mais carente, sobre os serviços de saúde em funcionamento e os benefícios sociais emergenciais oferecidos pelo governo, nas esferas municipal, estadual e federal neste momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Esse é o objetivo do Atendimento Social realizado pelo curso de Serviço Social da Unijorge.

 

Ação De Apoio Psicológico da UJ na Pandemia

O Plantão Psicológico da UJ ampliou seus atendimentos. Novos profissionais se somaram ao time para poder disponibilizar mais horários de atendimentos de escuta psicológica para toda comunidade. A prestação de serviços psicológicos por meio de tecnologias da informação e da comunicação é regulamentada pela Resolução nº 011/2018 do CFP, que autoriza a oferta on-line de serviços a exemplo de consultas e atendimentos psicológicos. Em razão disso, psicólogos(as), ex-alunos(as) e psicólogos(as) extensionistas da UJ, estão disponibilizando, através da escuta telefônica, acolhimento de angústias, tristezas ou preocupações.

 

Ação De Fisioterapia da UJ na Pandemia

Para facilitar o acesso de pacientes que estão sem acompanhamento fisioterapêutico durante a pandemia, a UJ está realizando sessões on-line com profissionais da área de Fisioterapia. O atendimento é realizado por meio de videoconferências, vídeos e cartilhas. Confira as ações listadas abaixo:

 

Fisioterapia respiratória: Orientação a pacientes pós acometimento pela COVID-19 ou doenças pulmonares crônicas.

Estimulação precoce: Orientação para crianças com idade entre 1 mês e 1 ano com diagnóstico de Síndrome de Down, prematuridade e Asfixia perinatal.

Promoção à saúde e orientações para o cuidado integral: Orientação a população em geral assintomáticos e/ou com queixas que reverberem em alteração no estado de saúde.

Cuidados e atividades para o paciente paraplégico: Orientação a pessoas paraplégicas, com boa cognição, acesso à tecnologia e suporte familiar.

Orientações posturais e atividades para alívio da lombalgia do trabalhador home office: Orientação aos trabalhadores com lombalgia e em home office.

Orientações a pacientes com disfunções ortopédicas: Orientação a pacientes com idade superior a 14 anos, sedentários, ativos fisicamente ou atletas em pós operatório ortopédico, com queixa de dor, lesão muscular, articular ou tendínea.

 

Ação de Nutrição da UJ na Pandemia

Quem deseja buscar orientação nutricional com um especialista da UJ, precisa acessar o link de inscrição e preencher o formulário disponibilizado para agendar os atendimentos. Esse serviço, que acontece durante a pandemia, pode ser realizado via telefone ou videoconferência, de acordo com o tipo de atendimento definido para cada caso.
Conheça algumas especialidades atendidas pelo Consultório on-line de Nutrição:

• Nutrição do adulto
• Nutrição da criança e do adolescente
• Nutrição em doenças gastrointestinais
• Nutrição em doenças crônicas
• Educação Nutricional

Essa ação do curso de Nutrição da Unijorge busca partilhar assistência à comunidade, como forma de cooperar para o desenvolvimento das metas da ONU e a continuidade das ações de responsabilidade social, mantendo a assistência nutricional antes realizadas nos consultórios da UJ.

 

Ação de Direito da UJ na Pandemia

A população de Salvador e Região Metropolitana pode se beneficiar de atendimento gratuito na área jurídica através do serviço disponibilizado pela Unijorge. Advogados do Núcleo de Prática Jurídica estão fazendo atendimento sobre questões específicas que envolvem demandas causadas pelo distanciamento social.
Os atendimentos acontecem pelo telefone, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Quem tiver interesse, pode entrar em contato pelo número 71 3206.8463. Saiba quais temas são abordados nos atendimentos com profissionais do Direito:
• Auxílio emergencial;
• Mudanças no Regime de Trabalho por conta da pandemia;
• Divórcio Extrajudicial neste momento de isolamento social.

 

Ação de Enfermagem da UJ na Pandemia

A Unijorge tem promovido ações sociais que colocam o conhecimento de seus alunos e profissionais em prol da comunidade, em tempos de pandemia. Desta forma, a UJ reafirma seu compromisso com a educação e o bem estar social. São medidas de atendimento como estas, que possibilitam o acesso a informações científicas e responsáveis.

 

Conheça as ações:

Atendimento virtual para gestantes no cenário de pandemia

Realiza encontros virtuais de acolhimento e vinculação com estudantes de enfermagem/preceptores/gestantes para orientações quanto a sua maternidade de referência, orientações sobre pré-parto, parto e puerpério, com temas relevantes como amamentação e cuidados com RN.
Encontros virtuais três vezes por semana (primeiro, segundo e terceiro trimestre). E disponibilização do grupo para atender a demandas individuais.
Público: gestantes de toda Salvador e maternidade parceira.

 

Orientação de Enfermagem para pacientes com feridas

Vídeo chamadas para realização de consulta para pacientes portadores de feridas de baixa e média complexidade. Orientações sobre cuidados com a ferida, cuidados de saúde em geral, avaliação de complicações e doenças de base.
Compartilhe com quem precisa. Vamos ampliar nosso alcance para levar o atendimento para pessoas que precisam dessas especialidades durante a pandemia. Faça sua parte!
Em caso de dúvidas, entre em contato através do número 71 99611-6919.

 

Ação de Fonoaudiologia da UJ na Pandemia

O curso de Fonoaudiologia da UJ disponibiliza atendimento fonoaudiológico para toda comunidade. A ação funciona por teleatendimento para facilitar o acesso do público durante o isolamento social.
Pacientes já vinculados ao programa de consultas também podem contar com o serviço até o início do atendimento presencial.
O serviço será realizado por alunos egressos da UJ que fazem parte do programa de aprimoramento profissional em Fonoaudiologia, com a supervisão da fonoaudióloga responsável docente do curso.

Conheça os serviços prestados pelo curso de Fonoaudiologia da Unijorge:

Acolhimento de pessoas com demandas fonoaudiológicas: orientação por vídeo chamada. Atendimento: Quarta, das 9h às 13h
Assistência aos pacientes de Fonoaudiologia do Instituto de Saúde Unijorge por teleatendimento durante isolamento social: orientação realizada por vídeo chamada para manutenção da evolução obtida em atendimento fonoaudiológico até início do isolamento social.

 

Ação de Relações Internacionais da UJ na Pandemia
Núcleo de Relações Internacionais em parceria com o Escritório de Representação do Itamaraty na Bahia desenvolveu orientações para brasileiros no exterior neste contexto de pandemia, tais como, os contatos do Ministério de Relações Exteriores (MRE) para buscar informações sobre retorno ao Brasil, ou para contatar amigos e parentes em outros países afetados pelo covid-19.

 

Os Projetos Permanentes Da Unijorge

 

Instituto de Saúde Unijorge
O Instituto de Saúde Unijorge é uma clínica-escola interdisciplinar criada em 2007 que integra todos os cursos de saúde da instituição e disponibiliza atendimento gratuito à população. É um projeto destinado à construção de conhecimento e à prática profissional em benefício da sociedade. Os cursos que fazem parte do Instituto de Saúde Unijorge são: Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Educação Física. São realizados, em média, 1.000 atendimentos mensais.

 

Núcleo de Práticas Jurídicas
Visando à formação integral de futuros advogados não apenas preparados tecnicamente para o exercício da advocacia, mas também conscientes de seu papel social, a UNIJORGE realiza, durante todo o ano, atendimentos jurídicos à população carente. Desta forma, o atendimento do Núcleo é prestado exclusivamente àqueles que não tem condições de pagar pelos serviços de advogados particulares. Anualmente, são realizados centenas de atendimentos jurídicos gratuitos nas áreas cível, trabalhista, família e direito do consumidor. Além disto, o Núcleo realiza orientação jurídica à comunidade, assim como a tentativa de composição e solução de conflitos de forma extra-judicial.

 

Programa de Cooperação Prefeitura Bairro Cabula-Tancredo Neves
O prefeito ACM Neto e o reitor da Unijorge, Guilherme Marback Neto, assinaram Convênio de Cooperação Técnica e Científica no dia 09 de novembro de 2017 no Palácio Thomé de Souza. A parceria entre a Prefeitura e a instituição de ensino prevê ações de responsabilidade social em prol das comunidades em situação de risco, em particular, a execução de estudos e projetos de urbanização, educação, engenharia e saúde em áreas de ocupação precária, reforçando as ações da Codesal no município. A Unijorge atuará em estreita colaboração com as Prefeituras-Bairro da Tancredo Neves e Cabula. Os membros participantes serão integrados ao Programa de Voluntários da Codesal
“Agradeço às instituições de ensino que serão nossas parceiras nesta ação tão importante e diferenciada para nossa cidade. Em todas as áreas existem regiões críticas e é também uma oportunidade para os estudantes conhecerem Salvador, se tornando cidadãos conscientes do seu papel”, afirmou o prefeito ACM Neto.
O convênio promove a integração entre teoria e a prática, de forma interdisciplinar, contribuindo para a formação dos alunos de forma integral, gerando ações interdisciplinares entre diversos cursos de todas às áreas, ampliando as relações com as comunidades.

 

Declaração de Imposto de Renda
Anualmente, a Unijorge presta serviço voluntário à população de Salvador na declaração de Imposto de Renda. Nossos alunos, sob a supervisão de professores, realizam atendimentos à comunidade, sanando dúvidas, orientando e/ou realizando o preenchimento da declaração do imposto. Uma estrutura é montada, em pontos de grande circulação da cidade, para a prestação do serviço.

 

Garantia e Acessibilidade
Para muito além de garantir ao cumprimento das legislações e normas sobre acessibilidade do Brasil, a UNIJORGE vem atuando fortemente no sentido de incluir alunos e colaboradores portadores de necessidades. Tendo como público pessoas com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial (ex.: dificuldade de locomoção, visão, audição, transtornos, doenças crônicas), criou seu Núcleo de Acessibilidade, com objetivo de realizar ações para dar acesso a estas pessoas ao ensino superior, mas, também, criar condições de sua permanência.

Ler mais +

Unijorge do Bem

Selo de Unijorge do Bem

É concedido às ações de Responsabilidade Social desenvolvidas pelos integrantes da Unijorge em benefício da sociedade soteropolitana. Em particular, para aquelas comunidades situadas em áreas de ocupação precária.

Selo da Diversidade Étnico Racial

 

A Unijorge, nos últimos anos, recebeu o Selo da Diversidade Étnico-Racial. Foi um reconhecimento pela realização de uma ação de política pública que fez a diferença: trouxe conhecimento e competitividade para o mercado em que atua, por meio de intercâmbio de informações e experiências de boas práticas no âmbito da equidade racial.

A Secretaria Municipal da Reparação – SEMUR é um órgão da Prefeitura de Salvador, instituiu, por meio do decreto nº 17.918 de 12 de novembro de 2007, o Selo da Diversidade Étnico-Racial, visando reconhecer publicamente as ações de promoção da igualdade racial nas políticas de gestão de pessoas e marketing das organizações públicas, privadas e da sociedade civil da cidade do Salvador.

Selo de Reconhecimento de Instituição Socialmente Responsável

 

As ações de Responsabilidade Social da UNIJORGE vêm recebendo o reconhecimento por parte da Associação Brasileira dos Mantenedores da Educação Superior (ABMES) por meio da concessão do Selo de Instituição socialmente responsável.

 

Este selo reconhece a Unijorge como Instituição que trabalha por um futuro melhor pra sociedade. E quando se busca essa meta em grupo, os resultados são ainda melhores. Isso não seria diferente para as milhares de Instituições de Ensino Superior (IES) particulares que participaram da “Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular” desde sua primeira edição, realizada em 29 de outubro de 2005.

Participação da UNIJORGE no Selo Responsabilidade Social da ABMES

2005

Sim

2006

Sim

2007

Sim

2008

Sim

2009

Sim

2010

Não

2011

Não

2012

Sim

2013

Sim

2014

Sim

2015

Sim

2016

Sim

2017

Sim

2018

Sim

2019

Sim

2020

Sim

Ler mais +

Contato

Você pode entrar em contato com o Núcleo de Responsabilidade Social através do e-mail: [email protected]

Projeto

Caso tenha o interesse de enviar o seu projeto de Responsabilidade Social, encaminhe para nosso e-mail.

O projeto deve atender os seguintes pontos:

 

  1. Introdução
  2. Objetivos
  3. Justificativa
  4. Metodologia de trabalho
    4.1 Atividades a serem desenvolvidas
    4.2 Público-alvo
    4.3 Instituição ou Comunidade envolvida do projeto
    4.4 Duração do projeto
  5. Cronograma
  6. Referências
X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172