Ambiente de teste
  • live learning
  • pós-graduação
11/08/2021 | 16:55 pm

Como o engenheiro em perícia pode fazer a diferença em um projeto arquitetônico e urbanístico?

Nos últimos anos, o ramo imobiliário registou um crescimento astronômico no país. Com isso, garantir a segurança do usuário em edificações passou a ser fundamental para a prevenção de possíveis acidentes, tornando o engenheiro em perícia, profissional pós-graduado no curso de Engenharia de Avaliação e Perícia, indispensável para trazer uma visão mais avaliativa e aprofundada para o setor da construção civil.

 

Como parte integrante da Engenharia, a profissão utiliza técnicas modernas para realizar vistorias e elaborar laudos periciais que avaliam o grau de comprometimento de estruturas em imóveis urbanos, residenciais e construções em geral. Com isso, a atuação do profissional da área é muito importante para identificar patologias em uma edificação e impedir que os danos coloquem em risco a segurança dos usuários e da população.

 

Quer saber mais sobre a importância do engenheiro em perícia para os projetos de arquitetura residencial e urbana? Então acompanhe o artigo e fique por dentro da atuação desse profissional e compreenda como ele é relevante para a sociedade moderna.

 

 

O que faz um engenheiro com especialização em perícia?

 

Responsáveis por analisar, investigar, avaliar as condições, reunir informações e apresentar conclusões sobre as condições técnicas de algum imóvel, o engenheiro em perícia tem como objetivo garantir a segurança dos usuários por meio de laudos e estudos aprofundados que detectam o grau de danos estruturais existentes em edificações.

 

Através de testes de verificação, o mapeamento dos danos é realizado via rastreamento e pesquisa aprofundada dos sintomas visíveis nos ambientes internos e externos do imóvel. Com isso, parte das suas atribuições envolve a avaliação de rachaduras e trincas, afundamento e desnivelamentos de pisos, vazamentos de águas, alterações na pintura e muito mais em construções antigas ou modernas.

 

Dessa maneira, o especialista realiza vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos para execução de obras e serviços de manutenção e reformas em imóveis, além de avaliar imóveis para fins de venda, retificação de registro de imóveis, relatórios para desapropriação de áreas e perícias quando exigido via processo judicial.

 

Além dessas atribuições, o engenheiro em perícia também atende outras diversas demandas dentro do setor, incluindo a avaliação das causas de um acidente que envolva o desabamento de uma construção por falha estrutural ou qualquer irregularidade derivada de um erro mecânico ou humano, assim como avalia possíveis erros de interpretação na execução de projetos arquitetônicos e urbanísticos, garantindo que as condições estruturais de um imóvel respeitem a Norma Brasileira de Avaliação de Bens (NBR 14653), visando a segurança das pessoas.

 

 

A importância de um engenheiro com especialização em perícia 

 

A ausência de reformas e a manutenção de imóveis realizada sem os critérios técnicos necessários para garantir a efetividade da preservação do edifício colocam em risco a população e os usuários. Por isso, seja em projetos de construção ou conservação de imóveis a experiência dos profissionais especializados na área de engenharia de perícia é fundamental.

 

De forma geral, o trabalho do especialista pode ser comparado ao de um médico, que avalia e faz uma espécie de “checkup” completo nas edificações a fim de avaliar seu estado e promover intervenções que o mantenham mais saudável para o seu correto funcionamento. Neste caso, o profissional analisa e avalia o edifício e seus diversos componentes para evitar atraso na obra, garantir a conclusão e entrega de obra, assegurar o acionamento de garantia e autorizar a venda e locação de imóveis.

 

Atualmente, com um mercado de trabalho bastante aquecido graças as altas demandas judiciais, esse profissional vivencia cenários cada vez mais favoráveis nos campos imobiliários e fiscalização de obras.

 

 

Como funciona a especialização em Avaliação e Perícia da UJ?

 

Na Unijorge, o curso de Especialização em Engenharia de Avaliação e Perícia é ofertado na modalidade Live Learning.

 

Através deste método cheio de vantagens, o curso é ofertado em módulos que podem ser cursados quando e onde os alunos quiserem, através do modelo de aprendizagem eletrônica com um método de ensino feito totalmente online e com aulas ao vivo.

 

Essa modalidade de ensino, que não sofre interferência por barreiras físicas e geográficas, permite ao egresso optar, por exemplo, por realizar 3 cursos do mesmo bloco, obtendo assim o título de MBA correspondente aquele bloco de cursos.

 

Em contrapartida, se o aluno preferir optar por 3 cursos de blocos diferentes, é possível fazer um MBA customizado, que também oferece um certificado de MBA válido em todo território nacional e é amplamente reconhecido no mercado de trabalho.

 

Através de uma plataforma digital interativa, a especialização no formato Live Learning permite aos estudantes maximizar a troca de informações e ampliar o contato com colegas e professores.

 

Com aulas 100% ao vivo, em tempo real e síncronas, a modalidade promove um aprendizado online muito mais participativo, contando com toda segurança, facilidade e alcance para distribuição de conhecimento de qualidade excepcional.

 

Quer aproveitar todas as vantagens de cursar uma pós-graduação em Engenharia de Avaliação e Perícia? Então conheça o curso de especialização da Unijorge e invista no desenvolvimento da sua carreira.

Clique aqui e saiba mais!

Blog unijorge

13/08/2021 | 16:57 pm

Negócios Imobiliários: 5 motivos para buscar qualificação profissional

Nos últimos anos, o mercado imobiliário apresentou um crescimento bastante significativo no Brasil. Exemplo disso é o númer...

Ver artigo completo
Ver todos os artigos

Notícias

Participe da aula inaugural de Especialização em Engenharia de Avaliação e Perícia

05/09/2021

Participe da aula inaugural de Especialização em Engenharia de Avaliação e Perícia

Participe da aula inaugural de Especialização em Engenharia de Avaliação e Perícia

Ver notícia completa
Ver todas as notícias
X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172